TPL_JM-RAINBOW_SEARCH


A VISTA DO MEU PONTO

ETA !

    A Concessionária que assumiu o Samae afirmou que a coloração da água é devido às variações de pressão e vazão no sistema que deslocam partículas agregadas às paredes internas das tubulações. Isso está correto e não oferece grande risco à saúde das pessoas, pois nos reservatórios de imóveis é normal estas partículas estarem decantadas no fundo.

    Porém isso se aplica somente ao sistema de abastecimento de água da ilha, pois no continente a presença de partículas é devido ao Distrito do Saí não possuir estação de tratamento de água, ou seja, da maneira que a água é coletada nos rios é distribuída à população e quando das enxurradas, a água está sujeita a toda a sorte de detritos como: Argila, areia, vegetais e animais em decomposição, insetos, anelídeos, coliformes fecais, etc.

    A questão da água do distrito ser distribuída sem tratamento já foi motivo de embate envolvendo: moradores, Ascoredi, Samae, Vigilância Sanitária Municipal e Ministério Público, que gerou um TAC em 2007.

    No Plano Municipal de Saneamento Básico a construção da ETA do Distrito do Saí consta como meta emergencial, porém se a população, políticos e líderes comunitários do distrito não cobrarem a construção da ETA, ela sairá da meta emergencial e ficará em segundo ou terceiro plano, pois a “máquina” estará voltada para solucionar os problemas de saneamento dos balneários. Isso já ocorreu em 2012, pois se trata da maior seção eleitoral do município e as eleições municipais serão já no próximo ano.

    Na contra mão da lógica sanitária, alguns moradores do distrito preferem que a água continue sem tratamento, pois dizem que assim é mais saudável. Isto é pura afetação, na realidade não querem o hidrômetro, não querem pagar o consumo. Só que a continuar como está, gastarão mais com médicos, remédios, papel higiênico...

    Na vista do meu ponto, não houve criatividade na escolha do nome da concessionária, espero um pouco mais de criatividade nas soluções dos problemas de saneamento básico do nosso município.

Joel Souza

Distrito do Saí, 23/01/15

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION