TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

Projeto “Jardim e Arte” foi desenvolvido na Escola Frei Valentim


De meados do mês de setembro ao dia 15 de novembro, foi desenvolvido nas dependências da Escola Municipal Frei Valentim no balneário Itapoá o “Projeto Jardim e Arte na Escola”.

O projeto, coordenado pela professora Aline Zanela - que participou da IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente em Joinville -,  teve como lema, “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, contando com ações para promover o contato do aluno com a terra, as plantas, os animais, enfim, a natureza, em perfeita harmonia e equilíbrio.

“Os jardins escolares são instrumentos que podem abordar diferentes conteúdos curriculares, nos ensinando a vida, a morte, a sobrevivência, a adaptação e a transformação, integrando reciclagem, técnicas de plantio, paisagismo, etc.”, explica a professora.

Para a pintura do muro, foi escolhido o estilo do artista Romero Britto, por ser um artista popular e de cunho decorativo. Seu estilo alegra, traz energia e consegue transformar o ambiente com seus traços simples e seu colorido intenso, explica a professora de Arte Fabiana Bestel Pawlina que foi a responsável pela obra de arte realizada no muro e o poço dos desejos.

O Projeto está nas dependências da Escola, à disposição de visitas da comunidade, alunos e professores. As próximas etapas, agora, serão a manutenção do jardim e a elaboração de aulas práticas.

Para 2014, o Projeto será ampliado, com a construção de uma horta. “Tudo para deixar a Escola harmônica, transformando um espaço sem utilidade em um laboratório para aulas diversas”.

A professora Aline ressalta, que os alunos gostaram de desenvolver a atividade. “Era visível às etapas de transformação a cada dia. A ansiedade de querer ver tudo pronto instigava a colaboração dos alunos, pais e professores. A mudança do visual trouxe o encantamento e vida ao espaço da Escola”.

Os principais objetivos do Projeto, segundo a professora:

- Desenvolver as atividades no jardim de maneira que possamos melhorar o ambiente escolar, plantando diversos tipos de plantas e reaproveitando pneus que causariam maiores danos ao meio ambiente, deixando a escola mais bonita e harmônica. Um único aluno conseguiu coletar 174 pneus que estavam prejudicando as encostas de rios e poluindo a natureza.

- Conscientizar os alunos de que a vida depende do ambiente e o meio ambiente depende de cada cidadão que habita nesse planeta.

- Despertar o interesse dos alunos para o cultivo dos vegetais;

- Proporcionar a eles, o conhecimento do processo de germinação;

- Construir a noção de que o equilíbrio do meio ambiente é essencial para a sustentação da vida em nosso planeta;

- Envolver os alunos e professores no projeto, levando a eles informações relacionadas a diversos temas, tais como lixo, sustentabilidade, água, reciclagem, etc. ;

- Transformar um espaço ocioso em um jardim;

- Promover a educação ambiental para a sadia convivência do ser humano com a natureza;

- Incentivar e promover o desenvolvimento da cooperação para o trabalho em equipe;

A professora agradece a colaboração dos professores, dos alunos, dos pais, de toda Equipe Escolar e da Secretaria Municipal de Educação de Itapoá para a concretização do Projeto.

Texto e fotos: Patrícia Braga Pacheco SME/PMI

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION